Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Férias e uma Startup

Nuno Rodrigues

Chega o verão e surge o desafio das férias.

Para uma Startup, com os seus recursos muito reduzidos e limitados, muitas vezes a questão é como manter a operação em funcionamento com parte da equipa a ir de férias? e quando a equipa são apenas 2 ou 3? 

 sempre a alternativa de não se tirar férias e tentar gerir as consequências com a família.

Na realidade, é este o caminho que a maioria segue e não é incomum ouvir que há  2 anos que não se tira férias.

Mas como a criatividade abunda nas startups e o conceito de escritório tem vindo a evoluir já é possível ir de ferias com o escritório 100% funcional de baixo do braço. 

Na nossa opinião as ferramentas principais são mesmo um computador e acesso à internet. Depois há um leque variado de aplicações que viabilizam o trabalho virtual.

Passamos a apresentar as nossas favoritas que nos permitem montar o escritório em qualquer lugar que tenha acesso à interntet:

1- Browser - Seja Chrome, Firefox, Safari, Explorer ou mesmo um menos conhecido como o Ópera, o importante é poder navegar na web e aceder aos conteúdos e aplicações

2- Cliente de email - Mais uma vez surgem diferentes escolhas, desde o Outlook ao Mail, Gmail, Mailbox ou mesmo o Thunderbird, o importante é que permitam receber os emails em tempo útil e responder num formato compatível com o destinatário.

3- Teleconferência - Quando o contacto síncrono é crítico, uma ferramenta como o Skype ou os Hangouts são a solução para um contacto rápido com um cliente ou fornecedor. Por vezes até mesmo o facebook resolve a necessidade com as possibilidades de chat e audio/video conferencia.

4- Office - Seja da Microsoft, iWork da Apple ou o Open Office, ou mesmo o Google Docs, a possibilidade de editar documentos éimprescindível. Hoje, quase todos, como Google Docs, apresentam a possibilidade de sincronização imediatamente todas as alterações feitas aos documentos e garantem que não se perde nenhum conteúdo

5- Armazenamento Cloud - O mais conhecido acaba por ser o DropBox, mas o Google Drive, iCloud, Skydrive, Box entre tantos outros permitem de forma gratuita o arquivo sincronizado de documentos e arquivos, garantindo o acesso de qualquer ponto e uma solução muito prática de BackUp. Com o espaço que é disponibilizado podemos ter grande parte do arquivo disponível na cloud.

6- Gestão Financeira - MagniFinance - Mesmo quanto estamos fora do escritório precisamos de saber como está a saúde financeira da empresa, quais os pagamentos que já saíram e os recebimentos que já entraram. Precisamos também de alimentar a empresa facturando, mesmo que estejamos na beira da piscina.

7- Gestão de Vendas/Contactos - Seja um SugarCRM, Salesforce ou Pipedrive, uma aplicação que nos permita em diferentes equipamentos acompanhar o pipeline de vendas e lembrar-nos de contactar o cliente A ou B para garantir que quando voltarmos fechamos o negócio éalgo que tem um grande valor.

8- Gestão de Tarefas - Aqui há múltiplas ferramentas desde o Task da Google, o Remember the Milk, Todoist ou o OneNote. Quando a nossa cabeça está com muitas solicitações é uma grande ajuda ter uma aplicação de gestão de tarefas que permita associa-las a um projecto ou cliente e que nos lembre quando as temos de fazer. Por vezes um telefonema esquecido faz toda a diferença para uma adjudicação

Por fim, acreditamos que o instagram pode ser um excelente complemento para podermos partilhar com os amigos os momentos mágicos que estamos a viver, mesmo que ainda estejamos com o escritório na palma da mão. 


É como este post, escrito à beira mar com uma deliciosa brisa. Boas Férias!



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar