Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Saúde Financeira: porque é importante determinar o ponto de break-even?

O break-even é simplesmente o ponto em que as receitas do seu negócio são iguais às suas despesas. Este é um indicador comum para avaliar a saúde financeira de qualquer empresa. É importante ter sempre presente este equilíbrio para tomar decisões. Para realizar novos investimentos deve conseguir prever se as receitas são suficientes para aguentar um período porque tipicamente o retorno não é imediato.

Andre Silva

O break-even é simplesmente o ponto em que as receitas do seu negócio são iguais às suas despesas. Este é um indicador comum para avaliar a saúde financeira de qualquer empresa.

É importante ter sempre presente este equilíbrio para tomar decisões. Para realizar novos investimentos deve conseguir prever se as receitas são suficientes para aguentar um período porque tipicamente o retorno não é imediato.

Calcular o break-even, para grande parte dos negócios, é relativamente simples. A primeira coisa que tem que determinar é a margem de lucro que tem em cada venda, que se calcula

(Valor de Vendas - Custo das vendas / Valor total em vendas) * 100 

Num exemplo concreto se faturou 50 000 € e teve um custo de venda (matéria prima, marketing, etc) de 18 000, tem uma margem de lucro de 64%.

Para saber o ponto de break-even só tem agora de somar todas as restantes despesas que não estão directamente relacionadas com o custo da venda (overheads) e dividir pela margem de lucro. Retomando o nosso exemplo, se tivermos de forma muito simplificada os seguintes custos adicionais

14 000 em salários + 9 000 em rendas e outros custos administrativos

Temos um resultado de

(14 000 + 9 000) / 64% = 35 937

Ou seja, este é o valor de vendas que a empresa precisa de realizar para cobrir as suas despesas. Neste exemplo a empresa realiza vendas num valor muito superior, pelo que a conclusão mais óbvia é que tem uma boa saúde financeira e alguma margem para reinvestir no negócio.

Este exemplo é de forma propositada muito simples e a realidade pode ser um pouco mais complexa para contabilizar e classificar todos os custos  e quais estão directamente relacionados com as vendas. Estes são os dados que vai obter de forma praticamente automática usando diariamente uma solução como o MagniFinance.



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar