Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Dicas para Criar um Negócio com Pouco Investimento

Muitas pessoas têm vontade de iniciar o seu próprio negócio, mas a questão do investimento que isso implica é normalmente o principal obstáculo. Quando nós iniciámos a nossa primeira empresa tomámos medidas para minimizar estes riscos. Conheça as dicas que agora partilhamos.

Andre Silva

Muitas pessoas têm vontade de iniciar o seu próprio negócio, mas a questão do investimento que isso implica é normalmente o principal obstáculo. Quando nós iniciámos a nossa primeira empresa tomámos medidas para minimizar estes riscos. Conheça as dicas que agora partilhamos.

Valide a Ideia de Negócio

Antes de investir o dinheiro que tem numa nova ideia gaste apenas o mínimo necessário para provar essa mesma ideia. Não fique à espera que  tudo esteja a 100% antes de consultar o mercado. Com as novas tecnologias é muito fácil iniciar um site gratuito, publicitar o seu negócio /  produto  e medir a procura mesmo antes de ter completamente estruturado e acordado com fornecedores como vai satisfazer a procura.

Mantenha os Custos Fixos no Mínimo

Os primeiros meses podem ser complicados a nível de tesouraria. Se está no ramo de serviços pense que num cenário normal vai faturar no final do primeiro mês de trabalho e receber a 30, 60 ou 90 dias. Quando receber já trabalhou pelo menos dois meses, com todos os custos fixos que tem associados. Não tenha pressa em ter o escritório com que sempre sonhou e todos os serviços que vai querer ter.  Mais, não tenha pressa sequer em criar empresa enquanto não for estritamente necessário pois implica logo custos, a começar pela contabilidade.

Faça Você Mesmo

No seu negócio vai haver sempre coisas para fazer que não são a sua área e todos nós temos tendência para não sair da nossa zona de conforto.  No entanto não procure logo pessoas (funcionários) ou empresas (subcontratadas) que o façam por si. Experimente fazer você mesmo. Provavelmente vai demorar um pouco mais e o resultado não vai ser tão bom, mas nesta fase mais do que nunca é importante a relação custo / benefício. De certeza que vai acabar por se surpreender a si próprio, vai aprender mais e obter uma maior satisfação pessoal do desenvolvimento do seu negócio.

Encontre um Sócio

Para muitas pessoas sócios continua a ser sinónimo de problemas, mas não tem de ser assim. Aliás numa recente entrevista , Michael Seibel (fundador do famoso programa de aceleramento de empresas YCombinator)  dizia que  gosta de ver equipas de 2 a 4 pessoas que se conhecem pelo menos há 6 meses. Começar uma empresa é complicado e vão existir de certeza muitas dificuldades. Será muito mais fácil ultrapassar essas mesmas dificuldades se tiver alguém ao seu lado, com quem se dê bem e confie. 


Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar