Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Empreendedores, Gestores, Financeiros, Marketeers e Vendedores

Nuno Rodrigues

O que é que estes 5 têm em comum?

Todos eles são necessários para o sucesso de um negócio.

Vamos começar por uma definição pragmática e nada académica das funções de cada um numa Micro Empresa ou numa Startup. A parte mais curiosa, é que numa empresa de duas pessoas é frequente cada um dos empreendedores ter de mudar de chapéu de acordo com a tarefa que tem de desempenhar no momento.

Empreendedor - O lugar mais ambicionado. Aquele que usa o título de CEO, mesmo que se trate de uma empresa de uma pessoa apenas. Foi ele quem teve a ideia e é ele que em última análise terá de lidar com todas as consequências do sucesso ou insucesso do projecto. Normalmente cabem-lhe todas as actividades incluindo a mais importante que é inspirar e liderar a sua equipa no cumprimento de objectivos muito ambiciosos.

Gestor - Normalmente é o Empreendedor que acumula este chapéu de garantir o funcionamento regular da empresa e o cumprimento de todas as obrigações fiscais, bem como confirmar que todos trabalham para o mesmo objectivo e que este é o que foi definido na visão do Empreendedor. Uma das tarefas desta função é a de controlar e verificar que todas as áreas da empresa funcionam como devem e apresentar soluções para que passem a funcionar sempre que encontram um desafio. Por vezes é feito por uma entidade externa, seja uma consultora ou um investidor que colaboram com o Empreendedor no sentido de que este tenha mais disponibilidade para o negócio.

Financeiro - Frequentemente desempenhado pelo contabilista. Não devia, mas a verdade é que o contabilista apoia em toda a área financeira da empresa, seja fiscal, controlo, planeamento e, muito importante de tesouraria. Este chapéu, muito usado pelo contabilista e partilhado pelo Empreendedor pode ser o desastre do projecto caso as partes não ultrapassem as suas funções tradicionais. O contabilista não se pode limitar a garantir que os registos estão correctos, tem de aconselhar o Empreendedor, recordá-lo e ensiná-lo a conhecer todo o labirinto fiscal em que terá de se mover e das melhores formas de evitar as tão mal fadadas multas e antecipar os pagamentos das obrigações e do IVA. Dentro deste chapéu está também incluída a tarefa de inquirir todos os outros sobre quanto custam as ideias e como poderão ser colocadas em prática.

Marketeers - Muito desempenhado por amigos com ideias ou pelo Empreendedor dentro da medida das suas capacidades esta função é algo vaga e considerada como abrangendo muitas tarefas. Pensando no Marketing de Gestão, este tem como objectivo desenvolver ideias e estratégias para o desenvolvimento e crescimento da empresa com o foco no Consumidor. Pensando no Marketing de Comunicação, este tem como funções desenvolver as estratégias necessárias para aumentar a notoriedade da empresa focando-se na comunicação e promoção da mesma. Pensando no Marketing Digital pensamos automaticamente na gestão de comunidades, na gestão do site e de todos os pontos de contacto digital com o Consumidor. Por fim, espera-se também que seja esta pessoa que pense no Consumidor e na melhor forma de apresentar o produto ou o serviço para que este o percepcione como a solução. Não falamos propositadamente nas funções relacionadas com a gestão de marca. 

Vendedores - O primeiro vendedor é sempre o Empreendedor. Depois poderá ser apoiado por outros elementos muito focados para o objectivo único de fazer vendas, marcar reuniões e apresentações de produto/serviço que alicerçados nos materiais e estratégias desenvolvidas pelo Marketing permitam alcançar os objectivos Financeiros para que o Gestor ande contente e o Empreendedor tenha sucesso. Sem vendedores, que devem ser todos os colaboradores da empresa, o projecto não passa disso. Um projecto apenas.

Posto isto, e tendo como claro que muitas, mas mesmo muitas das tarefas foram deixadas de fora conseguimos ver que o Empreendedor tem de se rodear dos melhores conselheiros e talentos para que o seu projecto possa vingar e, com isso, trazer retorno e sucesso.
Respondendo à questão inicial, todos eles têm um objectivo que os une: Concretização da visão do Empreendedor.



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar