Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Como estar mais próximo dos seus clientes

Já pensou em melhorar a comunicação da sua empresa com os clientes? Seguem algumas dicas para ajudar a sua empresa nesta tarefa.

Pedro Gouveia e Jorge Santos

Já pensou em melhorar a comunicação da sua empresa com os clientes? Seguem algumas dicas para ajudar a sua empresa nesta tarefa.

 

Estar próximo do cliente é uma tarefa que, por vezes, pode ser deixada para último lugar, no entanto não pode ser esquecida pelas empresas. O cliente deve sentir que faz parte da sua empresa e não que é apenas um meio para conseguir atingir a maximização de lucros. Ao estar próximo dos seus clientes consegue conhecê-los melhor e adaptar o seu serviço ou produto às suas necessidades. Para além do mais, aumenta a probabilidade de fidelizar esses mesmos clientes, que voltarão a comprar o seu produto ou serviço e ainda recomendarão a sua empresa para outras pessoas.

 

Não existe uma regra universal que deve ser aplicada para estar mais próximo dos clientes, visto que cada empresa é um caso específico e a comunicação varia de acordo com as características dos clientes.

No entanto apresentamos aqui algumas dicas que pode implementar na sua empresa para fazer com que os seus clientes sintam que realmente são importantes.

 

Fale pessoalmente com os seus clientes
Por vezes as interações com clientes através de e-mail ou chat podem criar uma relação mais fria entre a empresa e o cliente.  Estabelecer relações pessoais é ainda uma das melhores maneiras de conquistar clientes fiéis. Para isso, é importante ter sempre canais de comunicação disponíveis e eficientes para possibilitar essas interações, seja fisicamente ou por telefone.  Uma boa dica para estabelecer essas conexões é, sempre que possível, pedir um feedback ao cliente, que para além de ser uma fonte valiosa de ideias, o que pode possibilitar a melhoria do seu produto ou serviço, demonstra ao cliente que se preocupa e está sempre disposto a ajudar.

 

Esteja disponível para os seus clientes e proporcione um serviço de qualidade
Além de disponibilizar diferentes canais de comunicação é importante ter  baixo tempo de resposta nos mesmos. No caso da MagniFinance, sempre que um cliente tem um dúvida, pode falar em tempo real com nosso suporte ao cliente através do chat localizado no canto inferior direito do site. O customer support é uma das principais ferramentas para converter mais clientes. Medir a performance para manter sempre alta a qualidade do atendimento é imprescindível para ter clientes satisfeitos e, consequentemente, crescer o seu negócio.

 

Aposte na proatividade e na resolução de problemas
A forma que a sua empresa lida com os problemas pode influenciar positiva ou negativamente a sua imagem. Se resolver os problemas da forma correta, o cliente irá ficar satisfeito e até é possível que recomende o seu produto ou serviço. Por outro lado, se o problema não for solucionado da melhor forma, o cliente irá fazer questão de mostrar o seu descontentamento com a sua empresa para outras pessoas, o que pode prejudicar a sua imagem.

A melhor forma de lidar com um problema inesperado é, sem dúvida, solucioná-lo o mais rápido possível, no entanto também é fundamental possuir um atendimento comprometido em resolvê-lo,  que dê feedbacks constantes ao cliente sobre o progresso da resolução do problema.

 

Implemente uma estratégia de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente estratégia para se aproximar dos clientes ou leads, quando é implementada corretamente.  É também uma ótima opção para empresas com uma elevada base de dados de clientes. Leia o nosso texto sobre  dicas de email marketing para pequenas empresas para conhecer melhor esta estratégia de marketing.


Esteja presente nas Redes Sociais
As redes sociais são um meio bastante eficaz e económico de comunicação. São também uma forma “gratuita” de interagir com os seus clientes e atrair novos. Para muitas empresas as redes sociais são a principal forma de contacto, o que faz com que as mesmas sejam cada vez mais utilizadas como forma de divulgar a empresa e, como consequência, aumentar a sua notoriedade. Assim sendo, cuide bem da sua imagem nesses canais e, caso resolva criar um perfil em qualquer rede social, tenha o cuidado de mantê-lo ativo. Não hesite também em ler o nosso texto sobre como usar o Facebook para dar suporte aos seus clientes.

 

Na MagniFinance tentamos sempre ter uma relação próxima com os nossos clientes. Não fazemos isto apenas para melhorar a experiência dos nossos utilizadores. Esta proximidade permite-nos perceber em primeira mão quais são as suas dificuldades e desejos, o que em última análise acabam por nos guiar na evolução de um produto cada vez melhor.

 

Gostou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários. Em casa de dúvidas entre em contato connosco no chat online do nosso site ou pelo Facebook.



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Related posts

Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar