Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

Lançámos um validador SAFT (SAF-T PT 1.04) online e gratuito

Precisa de um validador do ficheiro SAFT para verificar se existem erros ou que documentos estão dentro do ficheiro que vai entregar à AT? Conheça o Validador online de Ficheiros SAFT! Online e gratuito - basta aceder a:  validadorsaft.pt

 

Todos os meses, até ao dia 20, deve exportar o SAFT do seu software de faturação e submetê-lo à Autoridade Tributária (AT).

Muitos gestores e contabilistas consideram o conteúdo deste ficheiro difícil de confirmar e apresentam algumas dificuldades no processo de submissão quando o ficheiro tem erros. Estas dificuldades podem atrasar a entrega ou até mesmo levar a sua empresa a incorrer em coimas. A confirmação de que o conteúdo do ficheiro SAFT não tem erros e está de acordo com a realidade da sua empresa é crucial e agora que conhece este validador online e gratuíto, fazê-lo passa a ser tão simples como aceder ao seu email.

Existem alguns validadores de ficheiros SAFT disponíveis no mercado, no entanto, a maioria tem um custo de utilização. A Autoridade Tributária disponibiliza uma versão oficial gratuita, mas muitas pessoas têm dificuldades na sua utilização e obriga à instalação do Java.

 

Validador SAFT online e gratuito

Ao nos apercebermos da dificuldade dos nossos clientes e compreendermos que era uma necessidade das empresas em geral, a MagniFinance apoiou o desenvolvimento de um validador de ficheiros online e gratuito.  Para além de tornar mais fácil o processo de validação dos ficheiros, este novo site (validadorsaft.pt), é uma ferramenta útil para quem precisa de saber que documentos vão ser declarados à AT na entrega dos mesmos.

A ideia surgiu quando percebemos que muitos dos nossos clientes tinham interesse em “abrir”* o arquivo XML (o SAFT) que é exportado pela MagniFinance  e, principalmente, em confirmar que os documentos que estavam dentro do ficheiro coincidiam com os documentos que a empresa tinha emitido durante o mês.

 

*OBS: Recomendamos que faça sempre um zip do ficheiro SAFT antes de o enviar por email. Isso irá proteger o ficheiro de alterações de encoding que ocorrem em alguns emails (ex: Gmail) que podem gerar erros na submissão à AT.  

 

O lançamento deste validador destina-se não só aos nossos clientes, como a todas as empresas de Portugal,  independentemente do software de faturação que utilizam.

 

Porque devo validar o meu SAFT?

Existem muitos softwares de faturação, no entanto nenhum deve ser considerado infalível.  Os erros de validação podem acontecer  e “pedir uma segunda opinião” a um validador vai permitir-lhe maior paz de espírito na entrega do ficheiro.

 

O que fazer se o validadorsaft.pt encontrar erros no meu SAFT?

Em caso de erros técnicos no seu SAFT deverá entrar em contacto com a equipa de suporte do seu software de faturação que fará a análise do problema e tratará da correção do ficheiro. O validador irá também levantar alertas sobre o conteúdo do mesmo, caso sejam detetados documentos, totais, ou outros elementos fora do comum.


Outros validadores existentes no mercado

Existem vários validadores disponíveis na internet. Caso deseje fazer uma dupla verificação, deixamos aqui o link da versão disponibilizada pela Autoridade Tributária para fazer o download do Validador da Autoridade Tributária (link atualizado em 04/2018).


Em caso de problemas ou dúvidas em usar o validador, pode entrar em contacto com o suporte online da MagniFinance que nós repassaremos para a equipa técnica responsável pelo validadorsaft.pt



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar