Nova aplicação de telemóvel | Experimente grátis!
Faturar no iphone com MagniFinance. Aceda ao link da Apple store Faturar no Android com MagniFinance. Aceda ao link para Android Store

arrow_backward VOLTAR AO BLOG

5 passos para otimizar o trabalho em home office

Não só em tempos de Covid-19 o trabalho a partir de casa acontece. O home office já faz parte da rotina de milhares de empresas e está cada vez mais presente em Portugal. Por isso, criamos 5 passos para que você gestor, consiga otimizar o trabalho do seu negócio em home office.

Ana Carollina Albino

Não só em tempos de Covid-19 o trabalho a partir de casa acontece. O home office já faz parte da rotina de milhares de empresas e está cada vez mais presente em Portugal. Por isso, criamos 5 passos para que você gestor, consiga otimizar o trabalho do seu negócio em home office.  


Em tempos de coronavírus, o governo português decidiu, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde, implementar medidas de distanciamento social com o intuito de conter a propagação da pandemia. Estas medidas, que constam no Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, implicam o encerramento de muitas empresasestabelecimentos comerciais e de serviços.

 

Deste modoas entidades passaram a definir que os colaboradores trabalhem a partir de casa para controlar a transmissão do vírus covid-19 e seguir as devidas recomendações. 

 

Em face do caos causado pelo coronavírus a nível mundialos gestores precisam ajustar os seus processos para preservar a empresa e minimizar o impacto económico. 

 

Sabemos que este não é um desafio fácil, portanto vamos ajudá-lo com um guião rápido para adaptar seu negócio ao home office. 


Coronarus x Home Office: 

 

home office já faz parte da rotina de muitos trabalhadores, mas é também a solução das empresas para dar continuidade ao trabalho em meio à crise do coronavírus, que contabiliza mais de 7.443 casos confirmados e 160 óbitos, segundo o relatório de situação epidemiológica covid-19 em Portugal da DGS com dados publicados a 8 de Abril de 2020. 

 

Gráfico com a evolução de casos confirmados em Portugal: 


Gráfico com a evolução do covid-19 em Portugal

 

Se for possível, as empresas devem providenciar as máquinas aos colaboradores, configurar o acesso remoto e estruturar os processos de trabalho para continuar a operar remotamente.  

 

Mas não são apenas estas as medidas que devem ser tomadas. É um grande desafio manter a produtividade da empresa sem ter feito nenhum planeamento, por isso sugerimos que siga os 5 passos a seguir para otimizar o trabalho em home office: 


  1. 1. Estabeleça metas 

Criar um plano de ação para cada departamento é essencial para manter os colaboradores concentrados e ocupados. Trabalhar a partir de casa é uma tarefa que exige um maior  maior foco e concentração. Para muitos trabalhadores é tentador estender o horário do almoço para lavar a loiça, fazer uma sesta a tarde, dar um saltinho ao supermercado que está com os horários reduzidos, portanto se você gestor, não quer prejudicar a sua empresa com possíveis pausas na carga horária de trabalho, é preciso criar um plano de ação para cada um da sua equipa. 

• Faça um levantamento das necessidades; 

• Dê enfase nas prioridades; 

• Defina prazos para entrega; 

• Acompanhe o processo.


       2. Implemente melhorias 

Nesta altura, o trabalho em geral está mais calmoAs empresas estão a produzir menos, de um modo geral há menos trabalho quotidiano, é hora ideal para parar e pensar em processos que possam trazer melhorias para a empresa. 

• Crie ou analise os fluxogramas de cada processo da empresa; 

• Reflita sobre os processos de cada função; 

• Peça aos colaboradores para sugerirem ideias de melhorias; 

• Faça um benchmarking sobre otimização de processos e veja o que mais se adapta a realidade da sua empresa; 
• Reveja ou elabore um plano de carreira para cada colaborador. 

 

       3. Faça reuniões online 

A motivação durante o caos causado pelo covid-19 é um ponto que não deve ser ignorado.  Além de criar reuniões fixas para dialogar sobre as tarefas, verificar a execução das demandas exigir entregaé importante definir um horário para descontração e estímulo, ao menos uma vez por semana. 

• Defina um calendário para reuniões de descontração, falem sobre temas que não condizem com o trabalhocomo está sendo o dia, o que fizeram ao fim de semana, etc.; 

• Leia este artigo no nosso blog sobre aumentar a eficiência da sua empresa com reuniões online;

• Seja líder ao invés de chefe. Tome interesse pela rotina dos seus colaboradores. Lembre-se: o líder não tem funcionários, mas sim uma equipa.


  1. 4. Padronize as ferramentas 

Esqueça as conversas pelo whatsapp ou vídeochamadas pelo FaceTime 

O cenário coronavírus não tem datdefinida para acabar, portanto é indispensável o uso de ferramentas de trabalho específicas para cada tarefa. Criamos uma pequena lista com as nossas apps preferidas para cada finalidade. 

• Chat TeamsSlack, WeChat, ZoomJoinMe; 

• VideochamadaTeams, Zoom, Skype;

• Planeamento: Asana, Microsoft PlannerTrello; 

• Armazenamento: OneDrive, Google Drive, DropboxiCloud Drive.  


       5. Dê formação aos seus colaboradores 

Não é nenhuma novidade que conhecimento é poder. Aproveite este período em que há menos procura e aposte na formação dos seus funcionários. Conte a história da sua empresa, explique como chegou até aqui e aonde pretende chegar, invista em fazer com que os seus funcionários se apaixonem ainda mais pela empresa em que trabalham.

• Agende webinars e workshops online; 

• Faça apresentações institucionais;

• Crie formações online internas com os próprios colaboradores.  O marketing por exemplo pode ensinar técnicas para valorizar um produto no mercado, enquanto o comercial pode ensinar skills de vendasetc. 

Esperamos ter contribuído para adaptar a sua empresa ao home office.
Estamos à disposição para lhe dar mais dicas sobre este assunto. Vamos conversar?



Comentários

Ainda não existem comentários sobre este artigo. Seja o primeiro!




Este site usa cookies para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies. Fechar